Pias, armários e mesas sob medida são ideais para deixar ambientes mais confortáveis. Altura e tamanho que regulam com as características de quem usa as peças são motivos principais.
Cômodos pequenos e pouco espaço para guardar muita coisa estão entre os principais motivos apontados pelos usuários para planejar móveis para os cômodos da casa. Aproveitando cada centímetro com móveis sob medida, o uso dos espaços fica mais racional. Além disso, móveis sob medida podem conferir bem-estar aos usuários. Embora um pouco mais caros, por não serem feitos em escala industrial, os móveis sob medida costumam durar mais, porque a maioria das empresas confecciona toda a estrutura do móvel com materiais de boa qualidade.
“A questão financeira influencia, mas o cliente precisa pensar até que ponto precisa do móvel sob medida, que, se for muito particularizado, vai ficar muito caro”, comenta o arquiteto Carlos Lupatini. Mas ele lembra que os móveis sob medida nem sempre ficam mais caros e é preciso pesquisar muito para não pagar mais.
Outra vantagem do móvel móvel sob medida é que você pode transformá-lo e adequá-lo a outro ambiente ou desmontá-lo e montá-lo novamente sem que o móvel sofra danos a sua estrutura e acabamento.
Além de preço, o espaço e as necessidades específicas de cada usuário são determinantes na hora de optar pelo móvel sob medida. Com esses móveis, é possível desenvolver diferenciais e destacar em cada ambiente a preocupação com o bem-estar e a qualidade de vida de seus usuário.
Para uma pessoa mais alta ou mais baixa que a média, a altura dos móveis vai conferir conforto e ergonomia. “Os móveis são feitos para a sua necessidade e na sua casa é ideal não haver obstáculos para você usar a pia ou um armário”, comenta Lupatini. Depois da estética e da ergonomia, os móveis sob medida podem acomodar equipamentos e eletrodomésticos que cada usuário tem. “Em um armário da cozinha, podem ser feitos nichos específicos para organizar seus pertences”, diz.
Para a designer Fulaine de Mello, o tamanho dos imóveis influencia no uso de móveis sob medida. “As pessoas estão interessadas em aproveitar todo o espaço, sem perder nem um cantinho, e em um quarto, por exemplo, você pode escolher ter mais gavetas ou mais espaço para cabides, por exemplo”, comenta.